Para o quadriênio 2021 a 2024, a atual administração pública municipal promoveu e intensificou esforços para que o PMGIRS evoluísse, buscando atingir as metas esperadas que constam no Programa a curto, médio e longo prazos, além da relevância das mesmas.

Um dos instrumentos basilares é a instrução educacional, onde processos educativos e mobilizadores possam promover o envolvimento e comprometimento da nossa sociedade aos anseios da Política Nacional de Educação Ambiental que determina uma educação ambiental crítica e participativa, interdisciplinar e de amplo aspecto na formalidade em sala de aula, consolidada nos projetos políticos pedagógicos das Unidades Escolares em conversa contínua e estimulada, atingindo as diferentes etapas da educação municipal, estando agora ainda mais cristalizada com a formatação do Currículo Municipal de Guaratinguetá aos ODS (além da cidade de São Paulo, não há notícia de outros entes federados com esta agenda).

Além desse aspecto formal, que propõe uma proatividade das Escolas no desenvolvimento de ações voltadas ao pleno desenvolvimento da cidadania socioambiental, há de se apontar que outras formas de educação ambiental são necessárias e de extrema necessidade, aquela que chamamos de não formal, que vai além dos muros dos centros de educação, que pertence a cada um e aos coletivos, que deve ser direcionada à um público já constituído de saberes e culturalmente pouco envolvido com a agenda ambiental crítica.

Para ele se faz necessário comunicar continuamente, mobilizar efetivamente, exemplificar e chamar a atitude e ao método, esses atores, público adulto com modelo cultural desenvolvimentista e consumista é o principal foco de envolvimento à uma educação ambiental crítica e mobilizadora, que uma vez sensibilizada e conscientizada irá proporcionar condições positivas na gestão de resíduos neste município, esse foi o caminho trilhado pelas instituições que articularam e criaram o Circuito EcoDay Guaratinguetá.

Na tomada de decisão para criar o Circuito ECODAY Guaratinguetá, foi estabelecido um Grupo de Trabalho com técnicos do Serviço de Águas e Esgotos de Guaratinguetá (SAEG), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SEMA) e da Secretaria Municipal da Educação(SME) e a parceria da empresa Saracura Eco Run. O formato dado desenvolve etapas diferenciadas de mobilização e envolvimento, condicionadas aos processos de gestão de resíduos e atividades socioambientais concomitantes. O raciocínio do GT é buscar o envolvimento das Escolas como fomentadora participativa no chamamento ao público do território onde está inserida, qualificando-o para entender e ativar os meios de coleta seletiva de resíduos sólidos, instruindo-o a fazer separação, limpeza prévia e entrega nos postos de coleta (Unidades Escolares). Dentro dessa lógica pedagógica o GT desenvolveu para o ano de 2022, três etapas distintas:

1) Circuito ECODAY Plogging – Etapa I: atividade de competição alinhada ao conceito de plogging, movimento global recente com origem na Suécia que utiliza a corrida e outros esportes ao ar livre para recolhimento de resíduos que estejam por ruas e/ou outros espaços sociais. Essa atividade foi o “start” para envolver as escolas municipais nos processos de gestão de resíduos de forma lúdica e disruptiva, trazendo este público alvo para um dia de de competição (11 de JUNHO de 2022 – sábado) onde vinte e uma equipes (Escolas) coletaram mais de uma tonelada de resíduos (plástico, papel, metal e vidro) do centro histórico de nossa cidade em um período de duas horas,; com premiação do primeiro ao terceiro lugares e medalhas entregues à todos os participantes, foi estimulado o conceito de trabalho coletivo e limpeza do bem público, elementos chave do nosso PMGIRS.

2) Circuito ECODAY Escolas – Etapa II: atividade de competição que ocorre nas Unidades Escolares com coleta seletiva dos quatro maiores resíduos produzidos em domicílios (plástico, papel, metal e vidro). Durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro as Unidades Escolares serão pontos de coleta de resíduos sólidos, cada mês um tipo de resíduos. Esse material coletado é pesado e recolhido por Cooperativa de coletores, agregando pontuação às Escolas em somatório ao pontuado na Etapa I. além do estímulo ao trabalho coletivo e a mobilização dos espaços escolares e suas comunidades, os conceitos de coleta seletiva, entrega voluntária e prática socioambiental na ativação de parcerias (escolas<>cooperativa) estão consolidados como instrumentos do nosso PMGIRS.

3) Circuito ECODAY Plogging – Etapa III : fechamento do ECODAY Guaratinguetá Ciclo I/2022, com nova competição interescolar, alinhada ao conceito de plogging com formatação diferenciada e novas provas, será a culminância das atividades que envolveram educação ambiental e mobilização social para o ano I do Circuito Ambiental com foco em gestão de resíduos. A Unidade Escolar vencedora (somatório de pontuação das etapas e pontuação boas práticas socioambientais), receberá premiação diferenciada (eletrônicos multimídia) e festa dentro do espaço Escola convidando as famílias à participação, esperamos com isso ativar o “continuum” sistemático em praticar a coleta seletiva de forma organizada e efetiva, como alinhado em nosso PMGIRS.

O que se vislumbra a partir deste agente motivador criado pela administração pública municipal é o estímulo às competências de cada instituição envolvida no desenvolvimento de uma Política Municipal de Meio Ambiente que traga, entre seus instrumentos de efetiva gestão um Programa de Educação Ambiental municipal que articule e mobilize toda cadeia participativa de seus atores, poder público e suas esferas, sociedade civil organizada, empresas e associações empresariais, concatenando a idéia de intersetorialidade ao bem comum maior, o meio ambiente em que vivemos, seus elementos e todas as formas de vida inerentes à ele. Uma sociedade ciente de suas realidades, ciente de que a cadeia produtiva é objeto de corresponsabilidades, que entende que uso único de um produto é indutor do acúmulo de resíduos e agente do problema ambiental maior em dar finalidade ao seu armazenamento, que congrega esforços para criar condições dignas de trabalho aos catadores e suas cooperativas será sem dúvida, uma sociedade exemplo, estará à cavaleiro das demais, demandando saberes que serão replicados por todos os territórios.
Essa sistematização de saberes e conceitos estão presentes no CIRCUITO ECODAY Guaratinguetá, produto de intenso trabalho e compromisso da atual gestão municipal com a agenda sócio ambiental que permanecerá ativa e alinhada anualmente, chamamento à uma cidade capacitada, conceitual e inteligente rumo aos seus 400 anos.